domingo, 17 de abril de 2011

sábado, 2 de abril de 2011

VÔO LIVRE - Três Torres - Santa Rita do Sapucaí

Serra do paredão













A serra do paredão faz parte do Parque Ecológico Municipal de Santa Rita do Sapucaí (PEMSRS) criado pela Lei Municipal N.º 1098 também enquadra-se na categoria de unidade de conservação de proteção integral, porém com objetivo de preservação dos ecossistemas naturais e possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades educacionais além do turismo ecológico. O maior potencial turístico da Serra é o vôo livre, pois a condição de vôo do local é uma das melhores do país, atraindo pilotos de outras Regiões/ Países.

Vôo livre
Local : Santa Rita do Sapucaí - MG 
Altitude: 1400 metros. 
Desnível: 470 metros
Quadrante: N 
WayPoint: S 22º 11’ 44” W 045º 44’ 32” 
Acesso : Pela rodovia Fernão Dias (20 km). Cerca de 430 km de Belo Horizonte, 220 km de São Paulo, 43 km de Itajubá e 20 minutos de carro até a antena em estrada de terra./

domingo, 27 de março de 2011

Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL)

Uma escola de peso, tradição e qualidade.


Orgulho Santarritense

O INATEL é uma instituição dedicada à formação de profissionais no setor de Telecomunicações. Está localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, região considerada o Cale do Silício brasileiro (ou Vale da Eletrônica, como é chamado na região).
Fundado em 1965, o INATEL é pioneiro no ensino e na pesquisa especializada em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações no Brasil. Com o lema de “Formar o Homem para a Engenharia", trabalha para a formação técnica e humanística de seus alunos.
Além de graduação em Engenharia Elétrica (Eletrônica e telecomunicações) e Engenharia da computação, oferece ainda especialização em Engenharia de redes e sistemas de telecomunicações, Engenharia biomédica e especialização em Sistemas de TV digital, primeiro curso lançado no país, além do curso de mestrado em Telecomunicações.












Rio Sapucaí - PRESERVE

rio Sapucaí
Sapucaí é um rio do estado de Minas Gerais. Seu nome deriva das sapucaias - árvores que crescem em suas margens.
Ele nasce próximo aos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo, e deságua no rio Grande, no município de São José da Barra, próximo à hidrelétrica de Furnas.
Atravessa os municipios de Campos de Jordão, São Bento do Sapucaí, Paraisópolis, Conceição dos Ouros, Cachoeira de Minas, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, Cordislândia, Paraguaçu e Três Pontas, onde ele se encontra com o rio verde, no povoado de Pontalete, e daí começa o tronco sul da represa de Furnas. Desse trecho até desaguar no rio Grande o Sapucai esta inundado pelo represamento ocorrido em 1963 para formar o reservatório de Furnas. Foi importante historicamente na época das bandeiras, as quais, saindo do Vale do Paraíba, adentravam o interior de Minas Gerais seguindo o curso do Sapucaí, em busca de Ouro e outros metais preciosos. Contribuiu para a formação de muitas cidades e a ocupação do Sul e do Sudoeste mineiro.
Há em suas águas diversas espécies de peixes de importância para a pesca de subsistência e esportiva, como o dourado, a tabarana, o curimbatá, a piaba, o piau-três-pintas, o pintado, o jaú e outros. Muitas correm perigo de extinção devido à pesca predatória, à poluição e às dificuldades de procriação no período da piracema pelo represamento do rio e de ribeirões e a dragagem das lagoas marginais, bem como a destruição das nascentes fluviais, locais onde os peixes se procriam.
Hoje, o rio Sapucaí sofre com a destruição de sua mata ciliar, com o lançamento de esgoto doméstico, industrial e rural (agrotóxicos). Muitas nascentes que alimentam o rio deixam aos poucos de produzir água por conta da falta de proteção e da exploração excessiva de seus recursos












Santa Rita do Sapucaí

A beleza frugal de Santa Rita do Sapucaí